quinta-feira, 15 de julho de 2010

Underground Penetration

Nova secção do blog onde pesquiso por talentos desconhecidos através dos seus MySpace, canais de YouTube, entre outros. Porque a boa música não está só no mainstream...



Pomplamoose-
Um projectozinho de Indie Rock/Jazz suavezinho, com a voz doce de Nataly Dawn. Talvez seja o mais próximo que por aqui ande de "mainstream", devido à sua larga base de fãs. Uma dupla admirável pela sua capacidade de composição de melodias suaves, orelhudas e viciantes e pela multi-instrumentalização de cada um. Mais impressionante do que as suas canções originais, apenas as covers de outras canções famosas. O grupo tira partido do facto de ter um estilo de música próprio e único para poderem tocar as versões de clássicos, de forma inigualável. Vale a pena espreitar.

Avaliação: 8,9
MySpace dos Pomplamoose



Visceral Infection-
Gostam daquele Death Metal brutal, que quando o ouvem parece que levam com uma enchorrada de sangue, tripas e vómito? Então vão adorar este trio Polaco e a sua música grotesca, pouco técnica. Isto não se trata nada de composição musical, melodias ou solos técnicamente difíceis. É mesmo só riffs de abanar o pescoço, baterias a ecoar (a sério, prestem atenção à bateria... isso quando não conseguirem sequer ouvir outra coisa) e vocais que não passam de "guttured" e "squeals" sem seguir qualquer letra... Se não gostam disto, bem que podem afastar-se disto... Não é para os ouvidos de qualquer um... O mais dispensável... Intros e Outros típicos do Porno/Gore Grind, que distraem/estorvam no meio de toda a brutalidade que se encontra nas curtas canções...

Avaliação: 7,3
MySpace dos Visceral Infection



InderborN-
Fãs de Marilyn Manson, afastem-se disto! Esta banda nacional não parece estar muito familiarizada com o termo "singularidade". O vocalista esforça-se demasiado para soar igual a Manson. Mas não soa a Manson. Soa exactamente a alguém a tentar forçosamente imitar o Manson, o que apenas piora. E como se não bastasse os vocais e a abordagem industrial da música, ainda há a postura da banda. O vocalista da banda sente que deve ter em palco os tiques do Sr. Brian Warner... E isso não fica nada bem... A cereja no topo do bolo? Bem... Ouçam o primeiro minuto de "Loathsome Fuck" e digam lá se não parece que Marilyn Manson se desleixou e decidiu gravar um disco rasca sem investimento na produção?

Avaliação: 3,0
MySpace dos InderborN



DJ Paul Master-
Decidi também incluir de vez em quando um DJ nesta porra. O que é algo arriscado, visto que não sou grande apreciador do DJ'ing... Que é que posso dizer? Que este jovem (diz ser Sanjoanense, então é daqui destes lados, anda aqui perto de mim) deve seguir um pouco a filosofia do "dançar até cair". No seu MySpace apenas se encontram 4 faixas intituladas como "Maio 2008", nenhuma delas tendo menos de 10 minutos. E que é que eu digo então acerca da música? Não é mais do que beats rítmicos para abanar o público e um bom uso de samples (talvez use um pouquinho as samples demais, não sei). Ao ouvir, temos a imagem de um adolescente semi-consciente de copo na mão a abanar o corpo, sabendo que amanhã não se lembra do que fez. Não é uma imagem bonita, mas é o que se tem. Mas se é para animar festas, então que dizer sobre DJ Paul Master? Com certeza que está a fazer um bom trabalho. Talvez o possam chamar para animar uma das vossas festas. Mas peçam para ele não tocar samples da "I Know You Want Me". Essa música já se tornou algo... er... repulsiva...

Avaliação: 6,8
MySpace de DJ Paul Master



Godvlad-
Já há um tempo que me fiz amigo deste grupo no Hi5, no entanto, apenas há pouco tempo é que fui ouvir. Uma banda nacional de Metal Gótico, que já anda a trabalhar no álbum de estreia... Já há "teasers" no MySpace da banda... E o que ouvi aí, agrada-me muito. O grupo sabe o que está a fazer e nas canções temos uma soberba administração de vocais femininos com grunhidos (parabéns às fantásticas vozes de ambos), enquanto são acompanhados por belíssimos riffs. Não é nada de novo no género, mas dá gosto ouvir que esta banda ainda toca o género com muita garra, gosto e sabendo o que faz e não só porque é giro tocar determinado estilo. Apenas aquelas 4 canções disponíveis no MySpace demonstraram-se bem agradáveis, extremamente bem "polidas" para uma banda amadora, digamos assim, e já abrem uma certa sede para que o álbum de estreia saia por fim cá fora. Se é para soar melhor ainda do que aquelas demos disponíveis online, então que venha daí o álbum!

Avaliação: 9,2
MySpace dos Godvlad



-Se lerem isto e tiverem o vosso projecto amador, a expôr a música online, sintam-se à vontade de deixar nos comentários um pedido para que ouça e avalie. Os textos mais negativos não servem de forma alguma para rebaixar os artistas, mas mais para os encorajar a melhorar, e ao fim e ao cabo, isto é apenas entretenimento e a minha opinião.-

12 comentários:

  1. Gostei desta nova secçao é bem , sim senhor !

    Godvlad pra mim é dos melhores que aí tens e sim já os conheço a muito, até acho que foi eu que te mostrei. Nem me lembro.

    ResponderEliminar
  2. Hey =)
    Gostei, pois como dizes.te ha pra i talentos que aind nao sao conhecidos e fizes.te bem em dar a conhecer bandas assim
    Achei piada a banda InderborN, como dizes.te, tentar imitar o Marilyn Manson, mas nem de longe fica parecido xD

    ResponderEliminar
  3. gostava era de saber..... mas o que e que tu percebes de musica?

    ResponderEliminar
  4. O suficiente pa escrever este blog e o suficiente pa criticar o que ele bem entende e apetece. Concordo perfeitamente com o que é dito sobre Inderborn .

    ResponderEliminar
  5. @Anónimo
    Lês o que já esta feito no blog e ja sabes o que ele sabe, que e muito mais que tu pensas ja que fizeste essa pergunta retarded sem leres as outras reviews...

    @Chris JRM
    Keep up the good work dude! =D

    ResponderEliminar
  6. Bom trabalho Chris JRM!
    É importante dar a conhecer novos valores da música. Achei interessante a sonoridade de Godvlad. Foi uma viagem bastante agradável pelo myspace deles. Estou curiosa para ouvir o álbum.
    Já que a onda levantou, não posso deixar de dar aqui o meu comentário acerca dos InderborN. Tens razão quando dizes que soam semelhantes a Manson mas apenas em alguns temas. Há que referir no entanto uma curiosidade... estamos a falar de uma banda de garagem que tem meia dúzia de meses. O percurso das bandas é mesmo esse, começam por se associar a uma sonoridade que lhes é íntima e depois alargam horizontes. Manson quando começou era criticado por ser uma cópia de Alice Cooper!
    Julgo que é cedo para levar os InderborN à cruz uma vez que nem sequer têm nada editado. Mostram apenas gravações caseiras no myspace que não vês disponíveis em lado nenhum. Tem calma, a banda vai crescer e vai tomando uma forma única. Pessoalmente vejo bastante potencial neles e uma lufada de ar fresco no panorama rock. Li no myspace deles que preparam o primeiro EP... vamos ver o que sai dali.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde

    Nuno cardoso(Baixista dos Inderborn)

    Eu gosto de ler, eu adoro ouvir música! Encontro alguma verdade na crítica que li, mas não posso deixar de dar o meu parecer porque, muita coisa se passa no Backstage e que nunca chega ao "palco" se é que me entendem! Como a Cátia diz e eu dou ênfase, a banda tem pouco tempo, muito pouca experiência, está ainda num estado embrionário. Estado esse em que, passamos de nós, cá para fora as influências que nos alimentaram desde cedo aquele bixinho preverso de, "um dia quero sentir me um deus tal como eles"! Considero saudável todo este processo, pelo qual nem todas as bandas passam como é evidente, mas uma grande percentagem sim....O tempo está-nos a permitir crescer como banda, com efeito, as influências que outrora eram a nossa imagem de marca vão desvanecendo. Eventualmente, o trabalho entre amigos como banda vai fazer com que criemos um cunho particular, que off the record(começa a aparecer e soa muito bem)!! Estamos a gravar o EP, a experenciar a "vida de estudio" que está a milhas da "vida de palco" e tudo isso faz parte da evolução!!
    Continuem a pesquisar, a ler a pensar, a ouvir e subretudo esta ultima porque aqueles que ouvem algo negativo e o conseguem canalizar para algo positivo são aqueles que singram...subjectivo, hum?! Não, a sério, continuem a escrever e a disparar as vossas opiniões porque são importantes, um dia destes, ainda vão ter uma boa surpresa! Mais não digo, Caros amantes da Música, um bem haja para todos. Vão passando pelo myspace e deixando o vosso feed back!

    ResponderEliminar
  8. Bem, parece que pela primeira vez está a acontecer o que eu sempre quis!
    Um debate de ideias diferentes!
    Graças a Deus, até agora só tinha um comentário aqui ou ali e era tudo e dava-me sempre a sensação que quase ninguém lia.
    Este aqui já está a criar tópico de conversa, devido a uma crítica menos positiva a uma banda, e que eu justifiquei.

    Mas lá está, claro, quem sou eu, para estabelecer isso como um facto? A palavra "Opinião" consta no nome do blog.
    Apenas expus, de um ponto de vista crítico, a sonoridade em desenvolvimento dessa banda e coisas que eu achava que não estavam, de todo, correctas. Mas de forma nenhuma, pretendia rebaixar os artistas, mas sim encorajá-los a prosseguir. (Eu, honestamente, achei que a banda em si, tinha um bom potencial, e em termos instrumentais e as composições em si, até são bastante interessantes, afinal de contas, as abordagens industriais não são exclusivas de ninguém, claro e eu decidi então apontar o que estava talvez errado, na MINHA OPINIÃO apenas.)

    Comentários a opôr-se, devidamente construídos e argumentados e inteligentemente escritos como o da Cátia e do caro Nuno Cardoso (membro da própria banda que visitou o meu blog. é 2º vez que acontece, fico muito grato e agradecido) são sempre bem-vindos e acabam por reflectir aquilo que eu intencionava fazer com este blog. Discussões saudáveis. Fico contente por saber que após meio ano de funcionamento do blog, isto acontece pela primeira vez.

    Quanto à frieza com que foi escrita a crítica mais negativa... Isso pode ser facilmente comparável ao caso de uma banda amadora... que segue os passos de um outro artista, enquanto ainda se encontra em crescimento... aqui trata-se de um crítico amador, que já leu muitas críticas negativas e aqui encontra-se a pôr à prova essa rigidez de escrita...

    De maneira nenhuma tento repreender qualquer banda.
    Cumprimentos a todos.
    Boa sorte e um excelente futuro aos InderborN.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente com o que o Nuno Cardoso disse. Finalmente uma troca de ideias neste blog.

    Fico a espera pelo EP então . ;)

    ResponderEliminar
  10. Claro, debate, discussão, críticas....chego quase ao orgasmo com tudo isso, mas a meio entra a mãe no quarto!! ahah
    É bom quando as pessoas têm noção que podem e devem falar...mas claro, de uma forma constructiva e coerente como me parecem as opiniões deste blog!! Deixo aqui uma "quotation" que me pareceu interessante e que partilhei com os meus caros compinchas de banda, é do antónio sérgio e está no prefácio do livro "Nirvana kurt cobain"..aqui vai: "O que é preciso para se conseguir marcar uma década como simples músico? claro que muita coisa! capacidade de inovação, força para ser influência, imaginação, integridade. Especialmente ter algo para dizer ou então gritar às pessoas.
    Pressentia-se que ali havia algo de especial que transcendia o conceito roto de *mais uma banda rock*".
    É preciso ter smp os pés bem assentes na terra, é....mas assentes nao quer dizer parado e enquanto me puder mexer pelos meandros da música, vou faze-lo! às bandas que têm "tanta" experiencia como nós(os inderborn), procurem passar o vosso som, o vosso nome, a vossa imagem e atitude......só depois peçam dinheiro por isso! Somos todos pequenos grandes artistas, cada um com o seu dom. Um bem haja e mais uma vez, kiss kiss bang bang

    ResponderEliminar
  11. Nao podia deixar de colocar aqui o meu comentario, conheço bastante bem a banda para dizer que a nivel de instrumental é excelente. Mas desculpem os amantes dos inderborn, mas o vocalista é do pior...
    Alem da imitação mal feita, enquanto pessoa este vocalista deixa muito a desejar...
    O EP esta mesmo para sair, e esperemos para ver como corre.
    Mas acho que a banda funcionava muito melhor sem certos elementos

    ResponderEliminar