quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ozzy Osbourne - Scream


Artista: Ozzy Osbourne
Álbum: Scream
Data de lançamento: 11 Junho 2010
Género: Heavy Metal, Hard Rock
Editora: Epic Records
Lista de faixas:


1 – “Let It Die”
2 – “Let Me Hear You Scream”
3 – “Soul Sucker”
4 – “Life Won’t Wait”
5 – “Diggin’ Me Down”
6 – “Crucify”
7 – “Fearless”
8 – “Time”
9 – “I Want It More”
10 – “Latimer’s Mercy”
11 – “I Love You All”

Há cientistas que se dão ao trabalho de procurar a razão para Ozzy Osbourne ainda estar vivo. Mas para os fãs, com certeza que o que os deixa mais curiosos é como Ozzy Osbourne ainda consegue fazer a música que faz. 61 anos, maior parte deles preenchidos por uma vida de abusos, e no entanto aí está ele ainda de pé e com um novo disco nas lojas. E mesmo que uns achem que o álbum mostra um Ozzy fora de forma, obrigado a usar tecnologias para o ajudar na voz e com falta de imaginação… Depois de o ouvir, eu achei precisamente o contrário. Ozzy parece manter-se com a mesma força que ainda tinha há uns bons anos atrás, tudo o que foi usado na voz de Ozzy pareceu-me antes para dar efeitos artísticos – como na faixa de abertura “Let It Die” – do que para “ajudar” ou para disfarçar alguma coisa. Disco pouco imaginativo? Não, a cada faixa que ouvia sentia-me bastante deliciado com o conteúdo. Em vez de, simplesmente sentar-me e ouvir o álbum à espera de levar com uma enchorrada de originalidade, um jovem Ozzy, um novo “Blizzard of Ozz”, mais uma obra-prima para se juntar aos trabalhos dos Black Sabbath. Não, preparei-me para um disco repleto de bom Metal tradicional modernizado, bons riffs, esperava a voz reconhecível de Ozzy – quer se note a idade ou não, se ele tivesse a voz de um jovem adolescente, isso sim seria estranho – e também esperava refrões estrondosos que quase nos levam mentalmente a um espectáculo do senhor, com o público todo a acompanhá-lo em uníssono. O single “Let Me Hear You Scream”, os riffs de “Let It Die”, “Diggin’ Me Down”, “I Want It More” ou “Latimer’s Mercy” são pérolas para o “headbanger”, e são um dos principais ingredientes para um bom álbum de Metal/Hard Rock – é claro que há que ter em conta o resto e quanto a esse resto também não tenho razões de queixa - ; a mais caalma “Time”, que não podia falhar, pois um disco de Ozzy sem uma balada não é um disco de Ozzy; traços em “Soul Sucker” que nos remontam a “Miracle Man” apesar de técnicas diferentes; e ao fim temos “I Love You All” uma pequena faixa em que Ozzy parece despedir-se, agradecendo e dizendo “God bless you”, que talvez soe estranho para aqueles que o viam como adorador do Diabo. É claro que as opiniões variam e certamente andará por aí muito boa gente a achar este disco desapontante e desinteressante, mas também há uns como eu, muitos fãs deste homem que acharam o disco simplesmente genial e excelente. De certeza que não queres gravar mais um, Ozzy?


Avaliação: 9,1

5 comentários:

  1. Álbum que inda nao ouvi, mas também deste senhor espera-se tudo menos coisa péssima. Digo eu.

    ResponderEliminar
  2. Bom Review
    Tenho mesmo de ouvir este álbum, também sou fã deste senhor

    ResponderEliminar
  3. Tenho todos os trabalhos do madman e nunca ouvi tanto um album inteiro dele.
    Pra mim beira a perfeição.

    ResponderEliminar
  4. Achei um trabalho bem equilibrado.

    O cara está velho e ainda não perdeu a mão.

    Heavy metal de primeira qualidade, como não se ouve mais hoje em dia.

    Que me perdoem os mais novos, mas musica boa é essa.

    Incrivel como as drogas conservaram o rapaz, conheço uns caras que envelheceram decadas e alguns até perderam movimentos do corpo, então fica a lição, droga estamos fora !

    Fabio.

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo perfeitamente! Para mim ha dois tipos de Ozzy Osbourne,: Antes do Ozzmosis e depois do Ozzmosis. Tendo cada um dos seus albuns um toque de genialidade tão distinta que é impossivel preferir uns a outros.

    Jorge

    ResponderEliminar