Iron Maiden - The Number of the Beast
Inicialmente, quando este álbum saiu foi quase uma piada. Foi visto como lixo musical Satânico e voltaram a fazer algo, que muito gostavam de fazer na altura... Associar má música ao Diabo (má música, hein?). Com o lançamento de "The Number of the Beast", alguns críticos viram esse disco como apenas um grupo de Satanistas sem talento a fazer barulho. Engraçado, como o álbum se tornou um dos discos mais importantes da história do Metal e da carreira dos Iron Maiden, considerados, à vontade, a maior banda de Metal de sempre, a par com os Metallica. Por onde andarão esses críticos hoje?
Muse - Showbiz
Curioso como uma das bandas mais marcantes da última década, para muitos a melhor mais original e mais influente da década, na altura em que lançou o seu álbum de estreia era vista apenas como Radiohead wannabe's. O certo é que alguns actuais fãs mais descontentes com o aumento da legião de fãs - para faixas etárias controversas - e a submissão à música mais comercial, davam tudo por outro "Showbiz" ou "Origin of Symmetry"...
Lou Reed - Metal Machine Music
Talvez quanto a este as opiniões naõ tenham mudado muito. O álbum foi feito como uma piada, ou partida, ou golpe de frustração, mas de maneira nenhuma foi feito para levar a sério. Um dos maiores músicos da segunda metade do século passado decidiu abençoar os fãs com um disco repleto de ruído cacofónico. 2 discos disto. Não, isto não ganhou valor com o tempo e o próprio Lou Reed já admitiu que quem chegou à quarta faixa já era mais burro do que ele. Isto não é um disco sério, nem pode ganhar um estatuto de clássico. No entanto, com a música Noise electrónica já a rolar por aí, este Metal Machine Music é obrigatoriamente visto como um ponto importante e como principal influência da música de Merzbow e afins...
The Rolling Stones - Exile on Main St.
Um dos álbuns mais importantes e marcantes da história do Rock. Hoje é um marco histórico. Um daqueles discos que é quase peça de museu. Em 1972, quando este álbum saiu era repetitivo, aborrecido e desinspirado e alguns críticos iam longe ao ponto de dizer que era sempre a mesma faixa a ser reproduzida de formas diferentes. Os fãs ainda se mantiveram contentes, mas aos críticos ainda lhes foi necessário um tempinho. E hoje a sua aclamação é quase unânime...
Black Sabbath - Black Sabbath
Tanto este como o "Paranoid". Tal como os Iron Maiden, o grupo de Ozzy e Ca. também andava na boca do povo por razões negativas. Os Black Sabbath eram apenas um grupo Satanista, do oculto, que quiçá, andaria por aí a fazer rituais de adoração à Besta. A música também era vista como ridícula e o seu tom de "dark" era visto quase como cómico. Aparentemente, o mundo ainda não estava preparado para o Metal, pois este clássico aqui hoje é considerado o primeiro disco de Heavy Metal propriamente dito... Muito pesado para aqueles tempos?
Darkthrone - Transilvanian Hunger
Isto soa àquilo que é. Cru. Por esta altura, o Satanismo já não era surpresa na música e já haviam bandas com essa característica adoptada. O que causou furor aqui foi a maneira como este disco foi gravado. Soava mesmo a um disco caseiro gravado numa cave húmida, com material fraco. Os níveis de produção eram mínimos ou nulos. A qualidade de som era uma lástima. Ao ouvir isto muitos acharam "Que é isto?". Hoje é quase regra gravar-se um álbum de Black Metal assim ou já estão a tocar Fake Black Metal. Uma mudança drástica de ponto de vista, mas este álbum hoje já tem o estatuto clássico no Black Metal e marcou aquilo que é considerado como o som trve do Black.
Quando isto saiu baralhou muita gente pelos níveis amadores e quase aleatórios das composições das músicas. Muito diferente dos Red Hot Chili Peppers de hoje. No entanto, com a dimensão que a banda tem nos dias de hoje e sua exposição ao mainstream, há sempre aquele fã que ainda prefere os tempos em que a banda tocava com apenas uma meia pendurada nos seus membros privados...
Talvez este não tenha sido propriamente mal recebido, mas sim, ignorado. Talvez difícil de crer que um dos álbuns mais importantes do Punk Rock de uma das bandas mais importantes do Punk Rock, tenha passado tão despercebido no momento em que foi lançado. Foram precisos vários anos e também que os Ramones obtivessem algum sucesso para que este disco fosse finalmente visto como um marco histórico.
Este foi visto como um desastre autêntico. Weezer com um disco repleto de letras depressivas "juvenis" como alguns disseram. Os críticos detestaram. Os fãs detestaram. Rivers Cuomo detestou. Agora já é um dos álbuns mais importantes da década, um registo original, um ponto importante na carreira dos Weezer e uma das principais influências para aquilo que hoje conhecemos como Emo. E já consta em listas de melhores álbuns e já arrecada 5 estrelas do site AllMusic... Pessoas mudam muito de ideias...
Porcos, feios e maus. A controvérsia à volta deste disco quase que dava para chegar ao ponto de o proibir de ser vendido. O seu material políticamente incorrecto e crítico, a linguagem obscena, tudo... Era demasiado ofensivo para ser considerado boa música sequer... Mas bastou criar-se uma legião de fãs, para estabelecer a banda e para fazer com que este disco seja hoje um dos mais importantes - ou o mais importante - do Punk Rock.
Talvez soe estranho como os gigantes Zeppelin nos tempos em que se estrearam nos discos também eram vistos como wannabe's sem talento, imitadores e sem futuro algum. Custa a acreditar que Jimmy Page, Robert Plant e companhia fossem vistos como tal... Custa a crer que ninguém acreditasse nas capacidades dos criadores de "Whole Lotta Love", "Stairway to Heaven", "Kashmir", "Travelling Riverside Blues", "Communication Breakdown", entre outras...
Acrescentem outros exemplos.
Epah gostei desta secção.
ResponderEliminarNeil Young passou por um momento obscuro da sua carreira e então em '89 reafirmou-se com o seu álbum "Freedom". Após lançamento de tal álbum voltou a ser colocado no "topo", mas continuando a lançar tanto álbuns controversos como álbuns muito bem recebidos pela sociedade. Freedom foi a reviravolta para a sua carreira que até ai tinha tido um bocado mau. Neil Young marca o folk-rock pelas melhores e pelas piores coisas.
ResponderEliminarMiguelSousa (texto escrito por mim, tens autorização para postar desde que menciones o meu nome (: )
Eu acrescentaria aí o Ten dos Pear Jam.. Só cerca de um ano depois de ter sido lançado é que começou a entrar nos tops e a ser conhecido..
ResponderEliminarMas bom post, conseguiste referir alguns bons exemplos ;)
O ten não foi rejeitado...tava era tapado pelo Nevermind...depois quando a saga Nirvana acabou é que pronto.
ResponderEliminarQuem me dera um novo Showbiz
ResponderEliminarAs comparaçoes com os Radiohead sao estupidas
Faltou um discaço mais que essencial nessa lista:
ResponderEliminar"Trout Mask Replica" do Captain Beefheart, e algum dos Kinks, como o "Something Else By The Kinks", que é o disco que menos vendeu na carreira da banda, foi tachado de ultrapassado na época e hoje é um considerado uma jóia preciosa dos anos 60.
vlw