quarta-feira, 17 de março de 2010

Ringo Starr - Y Not


Artista: Ringo Starr
Álbum: Y Not
Data de lançamento: 12 Janeiro 2010
Género: Rock, Pop
Editora: Hip-O Records, Universal Music Enterprises
Lista de faixas:


1 - "Fill in the Blanks" (com Joe Walsh)

2 - "Peace Dream" (com Paul McCartney)
3 - "The Other Side of Liverpool"
4 - "Walk With You" (com Paul McCartney)
5 - "Time"
6 - "Everyone Wins"
7 - "Mystery of the Night"
8 - "Can't Do It Wrong"
9 - "Y Not"
10 - "Who's Your Daddy" (com Joss Stone)

O que resta dos Beatles? John Lennon, mesmo abandonando o mundo dos vivos, deixou toda a sua música, repleta de clássicos intemporais, e irá ser ouvida eternamente. George Harrison também fez questão de deixar muitos trabalhos em nome próprio antes de falecer e ainda hoje os seus hits "rodam" nas rádios. Paul McCartney ainda aí anda cheio de força e continua a gravar, ainda que apenas ocasionalmente, excelentes álbuns. Então e o Ringo? O Beatle mais despercebido, o desprezado, por vezes até o "Beatle feio". Pois, realmente é bastante provável que Ringo Starr seja o ex-membro dos "Fab Four" cuja música seja a que menos se ouça e seja reconhecida. Mas o certo é que este homem não tem estado parado, de mãos nos bolsos - apesar de ser essa a sua pose na capa - e em Janeiro deste ano, deixou mais um novo disco nas estantes. "Y Not". Sucessor de "Liverpool 8" de 2008. Sabiam desse lançamento sequer? Não? Então isso já é mau.
O que é que é possível de perceber neste disco de Ringo? Será que ouvindo estas 10 canções se pensa "Já perdeu o jeito" ou "Já teve o seu momento, agora já não atina"? Não. Trata-se de um Beatle aqui a trabalhar e nota-se. Afinal os Beatles sempre foram absolutos génios das melodias e Ringo não se fica por fraco nesses termos e lá consegue prender alguns refrões às nossas cabeças, como por exemplo em "The Other Side of Liverpool", "Walk With You" ou "Who's Your Daddy" - o meu computador fez-me o fantástico favor de encravar após a "The Other Side of Liverpool", mas enquanto eu era consumido por uma grossa camada de nervos, ao menos era ao som do refrão dessa música que não me saía do miolo. O seu velho camarada McCartney também por aqui anda, dando um ar da sua graça, tocando o baixo em "Peace Dream" e fornecendo back vocals em "Walk With You", e devemos ter em conta que uma mera colaboração entre estes dois é o mais próximo e possível que podemos ter de uma reunião dos Beatles, nos dias de hoje... Para além deste seu companheiro, outros grandes nomes de talento constam na lista de participações especiais, entre eles Joe Walsh, Billy Squier, Dave Stewart, Edgar Winter, Joss Stone, Ben Harper, Richard Marx e Ann Marie Calhoun.
Este novo disco de Starr trata-se de um disco simples e é essa sua simplicidade que faz dele tão fácil de ouvir para qualquer ouvido e que faz com que se adeque tão bem a qualquer estilo. Afinal de contas este homem é um Beatle, e os Beatles são o maior exemplo de uma banda que consegue ser ouvida por qualquer um - não, ele não era o não-talentoso do quarteto... - e mesmo que algumas canções não tenham grande destaque e a forma como ele diz "Who's Your Daddy?" a Joss Stone seja algo perturbadora, não deixa de ser um bom álbum, que mereça umas audições repetidas de vez em quando, nem que seja só para animar.

Avaliação: 7,8


1 comentário:

  1. Ooolha os amigos do Jonh Lennon homem da exposiçao gratuita ! =D

    ResponderEliminar