domingo, 6 de junho de 2010

[Clássico do Mês] Guns N' Roses - Use Your Illusion I


Artista: Guns N' Roses
Álbum: Use Your Illusion I
Data de lançamento: 17 Setembro 1991
Género: Hard Rock, Heavy Metal
Editora: Geffen Records
Lista de faixas:



1 - "Right Next Door to Hell"

2 - "Dust N' Bones"
3 - "Live and Let Die" (cover de Paul McCartney)
4 - "Don't Cry"
5 - "Perfect Crime"
6 - "You Ain't the First"
7 - "Bad Obsession"
8 - "Back Off Bitch"
9 - "Double Talkin' Jive"
10 - "November Rain"
11 - "The Garden"
12 - "Garden of Eden"
13 - "Don't Damn Me"
14 - "Bad Apples"
15 - "Dead Horse"
16 - "Coma"

Bons velhos tempos. Slash e Axl ainda não se odiavam profundamente e os dois não viam problema nenhum em fazer música juntos. Passavam-se 3 anos desde o bom e controverso "GN'R Lies" e esta banda Americana procurava igualar em qualidade o "Appetite for Destruction". A maneira como o fizeram foi o mais extrema possível: 2 álbuns lançados no mesmo dia, com disco duplo, deixando disponível aos fãs, nada mais nada menos do que 30 músicas novas. Difícil seria, que no meio de tanta música, não houvesse algo bom em jeitosas quantidades, principalmente tratando-se dos Guns N' Roses - autores de clássicos como "Welcome to the Jungle", "Paradise City", "Sweet Child O'Mine" e a mais underrated "Patience". Muito difícil também, seria igualar esses clássicos, mas não parece ter havido problema, pois desses discos saíram "November Rain", "Don't Cry", "Garden of Eden", "You Could Be Mine", "Civil War" e outras que mesmo não sendo originais se destacam como "Live and Let Die" e "Knockin' on Heaven's Door". Essas canções não estão esquecidas pois não? E então nestes 2 álbuns simultâneos, porque escolhi eu o primeiro? Simplesmente porque é o único que me posso orgulhar de ter uma cópia em vinil dentro do meu armário. É só daí que parte o destaque, visto que os dois estão bastante semelhantes em qualidade. Mas visto que a minha escolha foi o primeiro, vou fazer uma breve descrição desse icónico disco: Depois de uma dose gentil de Hard-Rockalhada nas duas primeiras faixas, soam os sinos de um tema que já nos é familiar de um velho filme de James Bond, da autoria de um senhor talentoso, de nome Paul McCartney. Ele pertenceu a algumas bandas como Beatles e Wings. Não sei se conhecem. Após "Live and Let Die" segue-se a balada soft, épica e pesada ao mesmo tempo, algo que se veio a tornar "marca" dos Guns. "Don't Cry" é um tema que não se deixará de ouvir, nem nos tempos dos nossos bisnetos. Depois de umas quantas asneiras cuspidas em "Perfect Crime" e mais temas bem á-la-Guns, ainda passamos pela canção insultuosa ao estilo Glam, de "Back Off Bitch" e mais umas asneiritas em "Double Talkin' Jive", com Izzy nos vocais. Chega ao fim o primeiro disco, mas é no segundo que vem o momento de molhar as calças dos ouvintes mais sensíveis: "November Rain"! Aquela balada colossal de 9 minutos, com excelente uso de orquestra... A letra enigmática para dar um toquezinho ainda mais grandioso à canção e o tal talento da banda demonstrado sem que nenhum dos membros falhe - conseguem ouvir o solo do Slash sem se arrepiarem um pouqinho, pelo menos? Seria de quase ignorar o resto do disco após tal faixa mas a participação de Alice Cooper em "The Garden", a speed-song-to-make-you-want-to-break-stuff "Garden of Eden" e as outras canções, que mesmo que não tenham tanto destaque, sáo geniais, não deixam o ouvinte distrair-se. E como se não bastasse, ainda fecha com "Coma", mais uma musiquinha de 10 minutos... Só para resumir todo este exaustivo texto numa só palavra: Gigante.





5 comentários:

  1. Concordo completamente, uma verdadeira obra de arte que deixa qualquer pelo em pé. |..|

    :)

    ResponderEliminar
  2. os bons e grandes velhos tempos...

    ResponderEliminar
  3. os guns n roses sao a grande decepçao. depois de terem chegado ao topo, desceram de uma forma incrivel. o chinese democracy nao e guns n roses.

    ResponderEliminar
  4. Grande, grande álbum. Os novos Guns não estão nada nada mal, gostei imenso do Chinese Democracy, mas os Guns antigos eram... épicos.

    ResponderEliminar
  5. realmente os musicos do antigo guns eram melhor e a banda como um todo era otima
    na minha opniao umas das melhores!!!
    nem tem como comparar a nova formaçao com a antiga seria ate sacanagem com os novos musicos!!!
    mas tambem cabe dizer o novo guns é bem melhor do q qualquer banda q surgiu apos os anos 2000

    ResponderEliminar