sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Playlist: So Bad It's Good



E mais uma nova secção aqui no blog. Como o simples nome indica, esta secção consiste em Playlists temáticas curtas, com um punhado de vídeos para abordar um certo tema ou para dar a conhecer algo. Para o primeiro artigo, porque não começar com bastante sentido de humor? O termo “So Bad It’s Good” que já foi anteriormente utilizado neste blog – no artigo anterior está lá – é mencionado, mas porque não mostrar alguns exemplos de algumas coisas tão más, tão pobres e tão “low-budget” que não conseguimos evitar o riso? E quando damos por isso estamos a querer ir ver/ouvir outra vez. E quando damos por isso, tornou-se épico. Aqui ficam alguns exemplos, desfrutem desta playlist:


Erasure – Always




Não estou, de maneira nenhuma, a tentar afirmar que os Erasure são uma má banda. No Synthpop dos anos 80, os Erasure são uma das muitas bandas que conseguia mandar um hit para o nosso ouvido e deixá-lo ficar lá sem que ele nunca saísse. Mas há algo nesta “Always” que faz com que não se leve a sério. O vídeo, pronto, esse nem se discute, mas há algo numa balada alegre que só nos consegue fazer soltar risadinhas enquanto se ouve e vê. E como ainda se tratam dos Erasure a fazer canções, preparem-se para ter um épico hino de lamechice na cabeça durante muito tempo.


Bangs – Take U to Da Movies




Quem não aprecia uma boa paródia de Rap consumista como o que vemos hoje? Acrescentamos-lhe um vídeo sem qualquer tipo de orçamento e temos a paródia feita. Parabéns a Bangs pela sua genialidade e genuinidade no que toca a termos satíricos! Ah, mas afinal isto é suposto ser sério… Se é assim então… LEMME TAKE YOU TO DA MOOOOVIES, SHORTY!


Chris Dane Owens – Shine on Me




Não sei de onde é que este indivíduo saiu. Mas aparenta ter vindo de Nárnia ou algo assim. Não sei quantos filmes de fantasia e outros contos que tal implodiram na realização deste vídeo, nem sei como é que uma “love song” de dança dos 80’s foi parar a 2008. Mas o caminho para a paz e harmonia no mundo é bem capaz de estar a umas quantas visualizações de distância…


Di Leva – Everyone Is Jesus




O que eu aprendi com este vídeo é que todos somos Jesus. Quem quer que esteja a ler isto é Jesus. Até eu sou Jesus. (A mim é mais legítimo, que Jesus é o meu segundo nome). 3 criaturas de aspecto estranho vestidos com trapos florescentes e a aparentar estarem sob o efeito permanente de ácidos também são Jesus. Até os homenzinhos da câmara que vão aparecendo ao longo do vídeo são Jesus. Toda a gente é Jesus, ponto! E já agora, boa sorte em tentar tirar a música da cabeça…


Mark Gormley – Little Wings




Talvez o único exemplo de um vídeo no YouTube que não tenha comentário de ódio. Todos admiram Mark Gormley e os seus vídeos fora do comum. É possível também que se revitalizem, ganhem auto-confiança e até que desbloqueiem algum segredo do Universo se fizerem a “Power Stance”, a pose que o Sr. Gormley faz… Bem, ao longo do vídeo todo. Agora deixem-se embalar pela suave música orientada pela voz que não vai corresponder em nada ao que esperavam. É possível que a cura para o cancro também esteja algures por umas audições do seu disco…


Gunther – Ding Dong Song




Este sim, já é capaz de andar pela paródia. Pelo menos a música supostamente está a parodiar hits de Eurodance. Agora o resto em que se baseia Gunther não sei. Mas vamos assumir que sim. Sem qualquer apresentação adequada para descrever… Oooohhh you touch my tra-la-la… Mmm… My ding ding dong…


El Chombo – Chacarron Macarron




Por acaso esta música tem momentos em que se fica simplesmente pelo mau. Quando El Chombo, ou lá como se chame o artista, tenta fazer algo mais parecido com cantar. Não, volta lá para os sons indecifráveis do refrão, é isso que o povo quer ouvir. A repetição desse sentido refrão em combinação com qualquer vídeo que envolva movimento cómico… De imediato que promete tornar-se um clássico… O Batman que o diga…


Trollkotze – Im Marchenwald




E porque não um pouco de Black Metal? Ou o que quer que isto seja. O Black Metal mais… grim, assim digamos, sempre nos ofereceu umas belíssimas pérolas no que toca aos vídeos amadores no meio da floresta. As caras maléficas só os tornam mais cómicos ainda. Mas este vídeo nem isso tem. Nem sei se ouso chamar Black Metal a isto, acho que isto é mais um retrato de submissão à insanidade após muito tempo perdido na floresta sem contacto com mais nenhum ser humano. Acompanhado por uma peça de banda de sonora de invejar…


NÃO É “So Bad It’s Good” (Exemplos que já vi cair nessa categoria mas que nunca considero tal):

Van Canto: É estranho sim senhor, e muitos não vão perceber o que para ali se passa. Mas para além de uma enorme dose de talento que para ali vai, é uma das coisas mais impressionantes e originais que já ouvi. Longe de ser mau.

Rick Astley: Que nunca se ninguém se atreva a colocar Rick Astley perto sequer da categoria de “mau”. Rick Astley é Deus. E está tudo dito.


Menções honrosas:

Immortal: Não pela música, não fossem eles uma das maiores bandas do Black Metal Norueguês, com excelentes álbuns a representar o género. Mas no que toca a ridículos vídeos de Black Metal, os Immortal também representam bem isso. Qualquer vídeo serve.

Manowar: Outra grande banda, com excelentes discos, épicas canções, bons músicos e já bastante icónicos. Falemos em algumas das capas, e de repente os auto denominados “Kings of Metal” mais parecem saídos de alguma versão erótica do Hércules…

Muitas bandas de Power Metal que cheguem a ultrapassar a linha do ridículo.


Primeira edição de “Playlist” com alguns exemplos de “So Bad It’s Good”. Talvez mostrarei mais exemplos nalguma ocasião futura. Se algum de vocês também conhecer algo que vá para além dos campos de “guilty pleasure” e se torne simplesmente hilariante, como os que mostrei acima, sintam-se à vontade de partilhar.


Sem comentários:

Enviar um comentário