segunda-feira, 5 de março de 2012

Crippled Black Phoenix - (Mankind) The Crafty Ape



Artista: Crippled Black Phoenix
Álbum: Mankind (The Crafty Ape)
Data de lançamento: 30 Janeiro 2012
Género: Rock progressivo, Rock psicadélico, Rock experimental, Pós-Rock
Editora: Mascot Records, Cool Green Recordings
Lista de faixas:

CD1:
1 – “Nothing (We Are…)”
2 – “The Heart of Every Country”
3 – “Get Down and Live with It”
4 – “(In the Yonder Marsh)
5– “A Letter Concerning Dogheads”
6 – “The Brain – Poznan”
7 – “Laying Traps”
8 – “Born in a Hurricane”
9 – “Release the Clowns”
10 – “(What?)”

CD2:
1 – “A Suggestion (Not a Very Nice One)
2 – “(Dig, Bury, Deny)”
3 – “Operation Mincemeat”
4 – “We Will Never Get Out This World Alive”
5 – “Faced with Complete Failure, Utter Defiance Is the Only Response”

O conjunto Britânico Crippled Black Phoenix não demorou muito tempo após o lançamento do majestoso “I, Vigilante” e já lançaram o seu sucessor quinto disco de originais, já com mais sonoridade retrospectiva deliciosamente abordada na bagagem para agradar os ouvidos de muitos.

A essência volta a ser a mesma utilizada e mantém-se infalível: de pés assentes no presente, a abordagem do Pós-Rock desta banda encaixaria perfeitamente numa colecção de discos de Rock progressivo da década de 70, com influências de actos enormes como Jethro Tull, King Crimson e o que mais se sente e transmite: Pink Floyd. Tanto ao ponto de serem a banda com a qual melhor se podem comparar. No entanto, após cinco geniais discos, os Crippled Black Phoenix já não funcionam apenas como uns Pink Floyd, Versão 2 para os mais saudadosos, já conseguiram muito bem criar a sua identidade, mesmo que moldada à face dos seus “progenitores”.

Este novo álbum varia do anterior, na forma como é abordado. “(Mankind) The Crafty Ape” procura mais temas que “I, Vigilante” e alguns relativamente mais curtos e directos com conteúdo tão ou mais rico. Como um bom disco que siga a estrada progressiva, agarra-se a um conceito e divide-se em várias partes – não só em 2 discos, existem 3 partes diferentes. As duas primeiras partes constam no primeiro CD e intitulam-se “A Thread” e “The Trap”, com cada uma delas a ocupar cinco faixas. A terceira parte à qual intitulam “The Blues of Man” encontra-se no segundo CD deste registo duplo. Esta divisão não está feita só por fazer e só por questões narrativas, essas partes soam diferentes. Enquanto que na primeira parte somos transportados para outro local com melodias lentas e melodramáticas ambientais – “The Heart of Every Country” é um exemplo perfeito – num bom Pós-Rock quase espacial como parece ser difícil voltar a reproduzir-se nos dias de hoje. Na segunda parte, acentuam-se um pouco mais as guitarras, e temos temas mais intensos e mais directos com alguma reminiscência a um Hard Rock de barbas grisalhas. Na terceira parte, o título “The Blues of Man” não engana e há uma influência de Blues, até com toques Zeppelinescos, simplesmente formidável.

A narrativa do conceito do álbum em si é que não parece ser fácil de acompanhar pelas letras, mas de acordo com a banda trata de todo o mal da humanidade que eventualmente a poderá destruir, mas sempre com esperança e crença de que eventualmente as coisas se resolvam. Incrível como conseguem transmitir isso mesmo apenas através da música, mesmo que não prestemos atenção ao conteúdo lírico e à história que possa estar a contar. A atmosfera criada pela música em si consegue mesmo fazer-nos imaginar aquela sensação de paz desconfortável ou de um pavor controlável que se torna difícil de explicar mas para a banda parece ter sido fácil de representar musicalmente.

É música de génio diga-se assim e os currículos dos integrantes da banda são bons exemplares de talento – Mogwai e Electric Wizard são apenas alguns exemplos. Melodias lentas mas tão entranhantes, guitarras que choram a cada solo perfeitamente tocado, vocais ásperos quase sussurrados que mesmo não sendo demonstradores de grande técnica são os que melhor se adequam e ainda aperfeiçoam a obra. A voz feminina volta a ter o seu uso de forma excelente, para ajudar a limar um pouco mais as arestas de uma sonoridade cada vez mais pessoal e característica.

As influências estão lá ainda bem destacadas, mesmo que a banda já tenha o seu próprio patamar, e um belíssimo tema como “A Letter Concerning Dogheads” poderia passar por uma canção perdida de Pink Floyd para um ouvinte mais distraído. Também é nesse mesmo tema, no seu final e na épica conclusiva “Faced with Complete Failure” que o Pós-Rock que supostamente é o género-base da banda se encontra mais realçado e até tem um certo feeling Drone, a fazer lembrar um pouco actos como Earth – o final de “A Letter Concerning Dogheads” remontava-me a algo saído de um “The Bees Made Honey in the Lion’s Skull” do conjuntivo instrumental mencionado.

Não há assim muito mais a apontar em relação a estes senhores, a não ser a recomendação quase obrigatória para quem ainda não os conhecer e apreciar uma boa obra que seja tanto inovadora como clássica. E se conseguiram persuadir uma pessoa mais velha – digamos um pai que viveu a era gloriosa do Prog Rock – a não desistir da música actual, assim que ele acabe de se viciar em trabalhos do Steven Wilson e dos seus projectos, é de lhe apresentar estes Crippled Black Phoenix logo a seguir, de imediato para lhe restaurar um pouco de fé na música actual. Que se façam mais discos com tanta qualidade.

Avaliação: 9,4


Sem comentários:

Enviar um comentário